terça-feira, fevereiro 10, 2015

ENCANTARTE LEVA O GRITO DO ORGULHO NEGRO PARA A O CARNAVAL CULTURAL DE ITABUNA

Roda de capoeira, dança afro, muito batuque, canções emblemáticas da axé music e muito alegria marcaram o desfile do projeto Encantarte na 37ª Lavagem do Beco do Fuxico em Itabuna, realizada no sábado, dia 7. 
Os jovens do bairro Maria Pinheiro levaram para a avenida o que tem de melhor: a mistura de ritmos, as performances coreográficas, o ballet, a dança.  
A percussão, comandada por um dos fundadores do projeto, Egnaldo França, foi o responsável por agitar os foliões, que assistiram ao espetáculo. O desfile do Encantarte, realizado com o apoio da FICC, contou ainda com a colaboração de dois grupos: o “Batambo”, da cidade de Ubatã, e o “Timbalando”, que abrilhantaram ainda mais a apresentação. “O Encantarte é a voz da periferia, a força que trabalha a cultura baiana, a gente canta a periferia, e a nossa maior inspiração são os jovens, as pessoas veem a periferia como antro de marginalidade de violência e não é assim, na periferia tem gente do bem e precisa ser respeitada. A Lavagem do Beco do Fuxico é a oportunidade que o Encantarte tem de mostrar isso, a periferia tem axé, paz e muita música”, disse Egnaldo França, que explicou ainda que o desfile homenageou o inspirador do projeto, o diretor artístico Mario Gusmão, responsável pela formação de muitos artistas baianos. 
Recriando com arte jovens do Projeto Encantarte fazem instrumentos
O professor Roberto José da Silva, presidente da FICC, afirmou que o papel da Fundação é apoiar as manifestações locais. “Estamos cumprindo com a função institucional, e a cada ano vamos expandindo a cultura com eventos culturais aqui realizados”, acrescenta Roberto. 
Contou ainda Egnaldo França que no dia 27 de fevereiro o Encantarte estará debutando. “São 15 anos proporcionando alternativas de cultura e educação como caminhos para os jovens se afastarem da marginalidade”, contou o líder. 
Para o estudante Jevan Guimarães dos Santos, 15 anos, percussionista do projeto Encantarte há cinco anos, morador do bairro Maria Pinheiro, o projeto transformou sua vida e o seu pensamento: “Hoje penso em um futuro próspero, em ser um músico reconhecido e para isso preciso estudar”. 


Texto: Villiane Reis. Fotos: Eric Thadeu Nascimento Souza.

Nenhum comentário: