quarta-feira, julho 02, 2008

Google anuncia medidas para aprimorar combate à pedofilia no Orkut

O site de buscas Google divulgou à imprensa nota em que afirma estar cumprindo todos os compromissos assumidos com a Comissão Parlamentar de Inquérito da Pedofilia, que investiga o uso da Internet em ações voltadas a essa prática. Na nota, o diretor de Comunicação do Google Brasil, Felix Ximenes, informa que a empresa anunciou ontem (30) um pacote de medidas de segurança e novas ferramentas de cooperação legal e tecnológicas com as autoridades brasileiras, que passarão a valer a partir de hoje (1º).
Entre as medidas anunciadas, está a manutenção, por 180 dias, dos registros dos usuários do Orkut, o site de relacionamentos mantido pela empresa. Além disso, deverá funcionar no Orkut um filtro automático capaz de reconhecer e barrar imagens relacionadas à pedofilia. Além disso, de acordo com a nota, foi desenvolvida uma solução tecnológica para facilitar denúncias sobre possível conteúdo impróprio nas páginas do site de relacionamento; se tais denúncias, depois de avaliadas por funcionários do site, se confirmarem, serão então encaminhadas ao Ministério Público.
"Nesse pacote, foram cumpridos todos os compromissos assumidos diante dos senadores, das autoridades e da sociedade brasileira por ocasião da CPI do Senado, durante a participação do presidente do Google Brasil, Alexandre Hohagen, em abril de 2008. Com essas medidas, o Google está pronto para assinar os acordos de cooperação com o Ministério Público Federal e com a SaferNet - afirma o diretor.
Ainda de acordo com a nota, o presidente do Google Brasil afirma que desde o início das operações da empresa no Brasil o Google sempre colaborou com as medidas de combate ao uso ilegal dos seus serviços para geração de conteúdos abusivos. Além disso, acrescentou Hohagen, a empresa sempre assumiu suas responsabilidades com os usuários e as autoridades brasileiras.
Na semana passada, foi aprovado na CPI da Pedofilia o requerimento de convocação da direção do Google Brasil para esclarecer supostas resistências da empresa em relação ao conteúdo do Termo de Ajustamento de Conduta que está sendo discutido com o Ministério Público Federal e a Polícia Federal. A audiência pública deve ocorrer nesta quarta-feira (2).
Fonte: Ag. Senado
Comentário Vidi
Usuários do Orkut podem comprovar as mudanças promovidas para o controle e combate a exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes por via da internet. Temos que parabenizar o compromisso da Google, assim como comclamar todos os navegantes a si integrarem a essa luta!

Nenhum comentário: