sábado, dezembro 16, 2006

I Seminário em Defesa da Vida



Centro Vidi e FTC discutem violência contra a mulher
O evento tem a finalidade de estimular debates e transmissão de conhecimentos sobre a violência contra a mulher no eixo regional

Com o tema “Uma Visão Multidisciplinar da Violência Contra a Mulher”, o curso de Psicologia da Faculdade de Tecnologia e Ciências de Itabuna, juntamente com o Serviço de Apoio Jurídico e Psicológico (Centro Vidi - Sajup), que atende na Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam), em Itabuna, encerrou no dia 01/12 o 1º Seminário em Defesa da Vida. O evento realizado desde quinta-feira (30) teve a finalidade de viabilizar um espaço para transmissão de conhecimentos e promoção de debates sobre a violência praticada contra a mulher no âmbito regional.
Durante o Seminário em Defesa da Vida, os acadêmicos de Psicologia e Direito da FTC e Uesc apresentaram os resultados das atividades de extensão realizadas junto ao Sajup, com as mulheres vítimas de violência que são atendidas na Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher. De acordo com os coordenadores do Sajup, Tácio Dê Boaventura e Marta Pereira Santos, o evento integra as ações de mobilização dos 16 dias de ativismo de não violência contra as mulheres, iniciada no último dia 25 de novembro - Dia Internacional da Não-Violência contra a Mulher, e vai até o dia 10/12, quando se comemora o Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O professor André Luiz Fonseca deu sua contribuição ao evento ministrando uma conferência na abertura, dia 30/11, sobre “Uma visão multidisciplinar da violência contra a mulher”. No dia 01/12 houve uma palestra, às 8 horas, sobre “A Lei Maria da Penha e o Combate à Violência Contra a Mulher”, proferida pela Dra. Lisdeili Nobre Guimarães, Delegada Titular da DEAM - Itabuna. Na seqüência, a professora Marta Santos presidiu uma mesa-redonda, quando na oportunidade acadêmicos da FTC debateram sobre a violência doméstica e familiar.
No período da manhã, a programação foi encerrada pela delega adjunta da DEAM, Dra. Ivete Santana de Oliveira, que na oportunidade discorreu sobre “A Deam e o Serviço a Comunidade”. À tarde, tiveram mais duas rodadas de debates com a participação do juiz de Direito da Vara Crime de Itabuna, Luiz Antônio Bezerra, e da Dra. Valkyria Magalhães, além de uma palestra sobre “Prevenção a Violência e o Serviço de Apoio Jurídico e Psicológico”, ministrada pelo coordenador do Sajup, Tácio Dê Boaventura Santos.

Nenhum comentário: